segunda-feira, 24 de maio de 2010

UPPs já expulsaram 715 bandidos com 214 fuzis

Reportagem de minha autoria publicada no jornal Meia Hora

As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) já expulsaram aproximadamente 715 criminosos de 17 comunidades do Rio. A população dessas áreas também já se livrou da opressão imposta por 214 fuzis. Mantidos em sigilo pela Secretaria de Segurança Pública, os números estimados foram obtidos através de levantamento feito pelo MEIA HORA, com base em investigações das polícias Civil e Militar.

A comunidade que deixou de abrigar o maior número de traficantes foi a Cidade de Deus, que contava com cerca de 300 criminosos divididos em dois turnos de 150, que contavam com o poderio de pelo menos 90 fuzis. Maior também em extensão, a Cidade de Deus contava com 27 pontos de venda de drogas. De acordo com a Secretaria de Segurança, as oito UPPs — incluindo a da Tijuca que ainda está em fase de implantação — foram responsáveis pela extinção de 59 bocas de fumo, incluindo os pontos em que as drogas eram armazenadas e embaladas.

Entre as facções criminosas, a que mais perdeu território foi o Comando Vermelho (CV), que teve 11 comunidades ocupadas pela PM. A Amigos dos Amigos (ADA) perdeu três, todas na recente ocupação da Tijuca, e o Terceiro Comando Puro perdeu duas, ambas no Leme. Já a milícia perdeu apenas uma área de domínio, o Jardim Batan, em Realengo.

Os criminosos e o armamento, no entanto, migraram para outras favelas, e o destino mais comum foram os Complexos do Alemão e da Penha, Niterói, São Gonçalo e a Zona Oeste do Rio, além de outras comunidades da Tijuca e o Complexo de São Carlos, no Estácio.

UPP da CDD tem efetivo de batalhão
A UPP da Cidade de Deus conta com o efetivo maior do que o de muitos batalhões: são 323 policiais e 30 viaturas. Apesar da presença da PM, o tráfico insiste em se fazer presente. "O tráfico mudou. A venda de drogas está nas mãos de crianças, adolescentes e mulheres grávidas, pessoas acima de qualquer suspeita e sem armas. Não há mais boca de fumo e a droga é escondida em qualquer lugar, como embaixo de carros. Os viciados também não vêm mais aqui. O consumo de drogas agora é apenas interno", explica o comandante da unidade, capitão José Luiz de Medeiros, lembrando que as apreensões são quase diárias. Em cada uma das 27 bocas, havia uma média de seis traficantes.

Quantidade de bandidos e fuzis em favelas ocupadas por UPPs dividido antes da pacificação:(números estimados)
Total:
715 criminosos
214 fuzis
Pavão-Pavãozinho e Cantagalo
70 bandidos
15 fuzis
Tabajaras e Morro dos Cabritos
40 homens
10 fuzis
Chapéu-Mangueira e Babilônia
25 homens
4 fuzis
Providência
80 homens
35 fuzis
Dona Marta
30 bandidos
10 fuzis
Tijuca (sete comunidades)
170 homens
50 fuzis
Cidade de Deus
300 bandidos
90 fuzis
Batan
única comunidade pacificada que era dominada por uma milícia
sem informação sobre criminosos e armamento

20 comentários:

  1. Essa informação é meio achismo, pois não há como executar um sensu sobre os bandidos no rj, ainda mais quando a inteligência da polícia é duvidosa... não querendo desmerecer seu brilhante trabalho, que parte de uma premissa positiva!

    ResponderExcluir
  2. Como eu faço questão de ressaltar na reportagem, os números são estimados, aproximados, para que ao menos a população possa ter uma idéia da dimensão do tráfico nessas comunidades pacificadas. Não é um número preciso, é claro.

    As informações foram obtidas através de investigação feita pelas polícias Civil e Militar. A PM faz esse levantamento antes da pacificação, mas a secretaria de Segurança não fornece os números.

    Para você ter idéia, na Cidade de Deus, foram mapeados (e eu tenho a lista) 27 pontos de venda de drogas e, segundo a polícia, havia uma média de 6 bandidos em cada ponto desses, o que daria um total de 162 criminosos por turno. Como é uma média, caí pra 150, por exemplo.

    Embora não sejam precisos, há um fundamento nesses cálculos sim. Do contrário, não publicaria a reportagem.

    ResponderExcluir
  3. E Marcelo pelo visto você foi contaminado pelo dinheiro das propagandas do Cabral. No morro da Providência nem fuzil tinha, a boca de lá já estava em ritmo de UPP, desde das denuncias do sequestro da irmã do Belford. Aonde a Policia Civil, prendeu e matou uma porrada de bandido, basta perguntar para qualquer morador de lá. Um outro lugar de destaque são as favelas da Tijuca, com excessão do Borel, as outras já estavam falidas a muito tempo. E a Casa Branca só não foi tomada pelo Borel, por uma questão geográfica para o 6º BPM, já com isso o seu trabalho seria dificultado.

    ResponderExcluir
  4. E PRENDEU QUANTOS???
    QUE EU SAIBA O TRAFICO CONTINUA ROLANDO SOLTINHO EM TODAS AS COMUNIDADES DAS UPP , ATÉ NO BATAN O TRAFICO TÁ ROLANDO SOLTO , OS POLICIAIS DA UPP DO BATAN TÃO FECHADO COM OS TRAFICANTES , OS TRAFICANTES QUE ESTÃO NO BATAN , SÓ ESTÃO SE FORTALEZENDO PRA INVADIR O CONJUNTO FUMACÊ.

    ResponderExcluir
  5. PPG 15 BICOS PIADA DO ANO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TABA 10 BICO ? ¬ ¬ QUEM QUE VEZ ESSAS CONTAS SEM VE O BONDE? KKKKKKK MAIO MIC0

    ResponderExcluir
  6. Essas UPP's são uma piada. Prender que é bom não prendem... o tráfico e os "bondes" acabam sendo empurrados para outros morros que logo vão se tornar impossíveis de invadir. Fora que logo vai começar a vazar os "fechamentos" entre UPP's e traficantes. Tão empurrando com a barriga, literalmente.

    ResponderExcluir
  7. esse cara do blog só publica matéria que ele faz no jornal, se o próprio título do site diz que nem tudo cabe nas páginas de um jornal, tinha que colocar coisas que não saíram. antigamente, o blog publicava novidades que os jornais não tinham, agora não. tá ruim, precisa melhorar

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a matéria. Já pra quem acha q o numero d armas são poucas, vale lembrar q foi relatado apenas o numero d fuzis. Nao foi dito por exemplo quantas pistolas, granadas, submetralhadoras e metralhadoras anti-aereas e etc.
    + pq só foi relatado o numero d fuzis?
    Pq os fuzis são as armas + poderosas do mercado.
    depois d disparada, a bala d fuzil atinge d 1 a até mesmo 4 quilometros

    marcelo, posta sobre o golpe d estado q o chocolate deu na Vila vintem. lá agora eh TCP

    ResponderExcluir
  9. Marcelo, volte com as reportagens sobre as invasões nas comunidades.O Urubu tá em guerra desde sábado e nada foi comentado ainda no blog.Abraços.

    ResponderExcluir
  10. E verdade, o Marcelo deve ter tomado uma trava do patrão e só posta as coisas que o Jornal quer, com o dinheiro da Publicidade do Cabral. Que vergonha hein!!! O coro comendo em vários lugares da cidade, e o cara puxando saco da UPP, que não acaba com a boca em lugar nenhum. Daqui a pouco vai publicar, que só agora que descobriram a crackolândia do Jacaré, uma coisa que sempre existiu, mais só foi a Rede Globo mostrar, para ficar essa palhaçada toda.

    ResponderExcluir
  11. urubu e CV JURAMENTO E cv JORGET TURCO E CV BONDE DO MARRETA e o aviso ja foi dado BOLAO MANDO AVISA SE ESSES DA UPP FICA DE KO VAI SOLTA OS PIT BULL PPG VAI VERMELHA DE NOVO

    ResponderExcluir
  12. Esclarecendo algumas coisas:

    Alguns leitores reclamaram da reportagem postada e do fato de eu estar postando reportagens minhas que saem no jornal.
    Pois bem, vocês podem gostar ou não do que eu escrevo aqui, é um direito de todos. Mas algumas coisas foram ditas e não condizem com a verdade.
    Não tomei nenhuma 'trava' dos meus patrões e não recebo dinheiro de qualquer lugar para fazer este blog.
    Isto aqui é totalmente independente, faço por vontade própria, sozinho e sem receber absolutamente nada.
    Quanto às matérias de minha autoria que saem no jornal e são reproduzidas aqui, faço isso apenas para manter de alguma forma o blog atualizado, já que praticamente não tenho tido tempo de atualizar.
    Vale lembrar que trabalho mo jornal, tenho família e outros afazeres. Infelizmente, como é um blog particular, atualizo quando me sobra tempo.
    É isso.

    ResponderExcluir
  13. Pra mim, se atualiza-se apenas com uma ou 2 noticias por dia, ta otimo. realmente o povao corneteiro ae tem q entender q vc nao eh 1 robô, e tem sua vida pessoal pra cuidar.

    ResponderExcluir
  14. marcelo,gosto muito do seu blog,mais tem varias coisas que andam acontecendo no rio como a guerra de facçoes,invasoes do cv a morros como da pedreira,urubu e serrinha que os jornais nao deixaram claro ou "escondem" se foi invadido ou nao,se coelho foi pro cv ou nao,e as noticias ultimamente estao demorando muito para serem colocadas no blog e diferente do jornal,o blog informa as noticias que nao sairam nos jornais ou que estao erradas,por isso que esse blog gera muitos comentarios e a procura de informaçoes,espero que continue como antigamente e compreendo q todos nois temos uma vida social mas que sirva como uma critica construtiva,obrigado

    ResponderExcluir
  15. Pow Labieno.. quem te passou esta informaçao q a vila vintem e TCP Agora, fala pra esta pessoa ir na Vila Vintem e começa a grita q e TCP.. ai ñ espera esta pessoa volta pra te responde... A Vila Vintem e ADA e sempre sera...

    E a parte do coelho pow, oq me passaram e que ele esta na chatuba... foi exploso do Sao Carlos!!! mas n~sei se e verdade ñ...

    ResponderExcluir
  16. O coelho fecha com o certo, pq ele sabe que o ada tem poucas favelas, tudo bem que tem rocinha, mineira e as demais, mais soh que o comando vermelho tem as piores tipo o complexo do alemão e o morro da chatuba, vc nunk ouve alguma noticia da facção TCP ou ADA tentar invadir a penha e o alemão

    ResponderExcluir
  17. É mentira o que falaram aí, apesar do CV ter tentado tomar, o Urubu ainda é ADA.E a guerra já passou, a favela ficou tranquila.

    ResponderExcluir
  18. é nois aqui de piracicba nossa facção é pcc , os ADelAIDE tentaram brota brota aqui em são paulo voltaram com o cú cheio de bala ,,,,, é pcc-cv porra

    ResponderExcluir
  19. cara essa reportagem e mentira o tabajara (lugar aonde eu morei) tem em cerca 60 fuzis tirando as submetraladoras etc..

    ResponderExcluir
  20. claudio ferraz é um herói, um homem honrado e um excelente policial. É óbvio que ele está sendo vitima dessas dessas denuncias falsas ou possivelmente forjadas pela banda podre da pcerj. Está muito claro que o ex chefe da pcerj é um dos lideres da banda podre e covarde da polícia. Pq não admite como homem ex chefe da pcerj? Para matar, extorquir, vender armas a milicianos e fazer parte desses grupos vc é homem né, sei.. a sorte desses criminosos, é que a lei os protege, a nossa atual CRFB/88 em alnguns pontos está defasada[ em descompasso com os fatos e valores sociais vigentes], ela foi promulgada num período pós ditadura, em que o Estado violava os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. O tempo passou, e a realidade é outra, os bandidos do alto, médio e baixo escalão utlizam a atual CRFB/88 como escudo para pratica de crimes, e pior, crimes bárbaros. Alo congresso nacional, vamos trabalhar de acordo com a vontade legitima do povo, está mais que na hora de manifestarem o poder contituinte originário e promulgarem uma nova CRFB, instituindo a pena de morte no nosso ordenamento jurídico em tempo de paz e não somente em caso de guerra declarada. Esse argumento de que inocentes morreriam não convence, pois temos o devido processo legal, teriamos de fortalecer o judiciário, em fim seria o melhor para todos. Mas o pessoal de Brasília não é bobo, eles estariam assinando a própria sentença de morte rsrs, eles utilizam o argumento da dignidade da pessoa humana para combater a tese da pena de morte rsrs piada isso né. Enquanto o ordenamento jurídico não mudar por inércia e incompetencia do legislativo, o Executivo e o judiciário tem de fechar pacto junto ao MP. {Bandido bom é bandido morto, policial que mata bandido é herói} alo rede globo vamos idolatrar nossos bons policiais e parar de ficar divulgando esses big brother, novelas[ entreternimento que só faz mal à sociedade,pois as pessoas não estudam, não praticam esportes, não leem,... e ficam cada vez mais ignorantes] principalmente as crianças. E parem de render homenagem para ator global drogado de merda. Ator tal na praia com mulher tal... para de ficar publicando essa merda, vms enaltecer nossos heróis[ aqueles policiais e bombeiros] que trabalham para sociedade. Viva o delegado Claudio Ferraz[Draco], Viva o Coronel Paulo Henrique Ex comandante do Bope, atualmente lotado no 12 batlhão[niterói] Viva os caveiras do bem " O diabo manda, o Bope devolve". Um grande abraço ao secretário Mariano Beltrame, o melhor de todos os tempo, verdadeiro herói nacional, que venha para ser nosso governador depois do Cabral.

    ResponderExcluir