quarta-feira, 21 de abril de 2010

Já não se faz mais jornalismo como antes

Estar de plantão em pleno feriado é uma merda. Mas quem escolheu essa profissão fui eu. O lado bom: o dia é menos corrido, redação menos povoada e conversas que rendem ótimas histórias são comuns. E mais uma vez o protagonista é o nosso querido Bartô.

Essa vem dos idos de 1966, quando nosso colega estava na Luta Demodrática. Os colegas descobriram que um corpo havia sido encontrado boiando na Baía de Guanabara. Com uma intuição incrível, Bartô seguiu para o local, sendo criticado pelos colegas por dar atenção a mais uma suposta bundice.

O homem branco, alto e forte foi dado pela polícia como vítima de queda de barco e assim o caso foi registrado. A polícia havia encontrado documento que identificava a vítima como comerciante e outro como industrial alemão.

Desconfiado, Bartolomeu decidiu 'periciar' o cadáver. Ele havia percebido um volume na barriga do alemão e abriu a camisa. A vítima estava com várias marretas envoltas na barriga, que deveriam servir para afundar o 'presunto'. Nesse momento, a tese de acidente estava descartada.

Ao revirar mais a vítima, o repórter encontrou documentos envoltos em um plásticos num dos bolsos da calça. Eram documentos nazistas oroginais. Numa delegacia da cidade, Bartô encontrou um estrangeiro que traduziu o material. O morto, que a polícia deu como vítima de queda de barco, era na verdade um espião nazista no Rio.

Além de um tremendo furo de reportagem, Bartô conseguiu a suspensão do delegado por 30 dias e a transferência dele para a delegacia de Santa Cruz, a mais distante da capital.

Um comentário:

  1. Marcelo,

    Vc é um privilegiado. Que inveja eu sinto de vc. No bom sentido, é claro. Se é que inveja tem lá seu lado bom! Rsrsrs A verdade é que trabalhar ao lado do Bartô e cia (Luarlindo Ernesto) deve ser sensacional! Espero que um dia, eu chegue lá... Ou aí, quem sabe!
    Adoro ler as histórias deles contadas no seu blog!
    Parabéns a todos vcs!

    Isabelle Resende, aspirante a jornalista. TV BANDEIRANTES

    ResponderExcluir