terça-feira, 23 de março de 2010

UPP na Providência: jornalistas foram enganados, os traficantes não

A secretaria de Segurança anunciou muitas vezes que a Tijuca seria o próximo bairro a ganhar uma UPP, ainda este ano, e tudo indicava que seria no Morro do Borel. Na última semana, uma operação foi realizada no morro pela Polícia Civil e o delegado responsável deixou claro que a ação tinha relação direta com a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora.

A Grande Tijuca é uma área onde as UPPs deveriam ter começado a ser implantadas. Cercada por inúmeras favelas de diferentes facções, a região está sempre disputando o título de campeã de assaltos, roubos de carros e os tiroteios são constantes. Mas era mais fácil e conveniente começar a 'pacificação' pela Zona Sul, onde a quantidade de homicídios é quatro vezes menor do que na Zona Norte.

Borel enfraquecido
Fato é que o tráfico no Borel foi muito enfraquecido nos últimos sete meses. Começou pela prisão de Willian Robocop, que há mais de 10 anos era o homem forte de Isaías do Borel (seu tio e 'dono' do morro, preso desde 1990) na comunidade. Menos de um mês depois, seu sucessor, Severo, foi preso num apartamento de classe média, na Rua Conde de Bonfim, com dois seguranças.
Semana passada foi a vez de Bill do Borel ser preso na subida da Formiga. Ele havia assumido a gerência do tráfico por lá até duas semanas atrás, quando, por ordem de Isaías, Timóteo passou a tomar conta do morro. Também na semana passada, teve a operação da Polícia Civil, que não teve grande resultado. Nesse meio tempo, 10 pessoas ligadas à quadrilha foram presas, entre elas a mulher de Isaías e a de Robocop, acusadas de lavar o dinheiro do tráfico.

Apesar do enfraquecimento do tráfico no Borel e da expectativa pela chegada da UPP, a secretaria anunciou nesta segunda-feira que a 7ª UPP será no Morro da Providência, no Centro. A imprensa destacou o efeito surpresa, chegando a dizer que o tráfico foi driblado pela ação da polícia. Eu discordo. Policiais dos batalhões de Choque e do Bope não enfrentaram qualquer resistência do tráfico. Não houve troca de tiros ou uma apreensão considerável de armas ou drogas.

É claro que a Segurança não mudou de planos e essa ocupação na Provi já estava prevista. O que eles mudaram foi a divulgação de informações para a imprensa. Se houve surpresa, foi para os jornalistas, porque o tráfico certamente sabia da ocupação.

10 comentários:

  1. todo mundo sabe que a cúpula de segurança do cabral entra em contato com os traficantes ,pra fazerem um acordo.
    upp é uma enganação eleitoreira , o trafico continua rolando solto , só que agora com a segurança dos policiais , os traficantes não precisam andar armados pra protegerem o morro de facções rivais.

    ResponderExcluir
  2. esses pompeu e tudo safadoo so que area do comando vermelho so que se fuderam no opegaram ningueem toma no cu a bope so tem comedia escondido no caveirao

    ResponderExcluir
  3. E pensa só! Os morros são "pacificados", mas não há apreensão de armas praticamente, quer dizer, essas armas estão se juntando em algum lugar, correto?

    ResponderExcluir
  4. ta ligado varios irmao da provi na cidade alta pa fortalece lucas vai vermelha pode espera que o metal vai vuar

    ResponderExcluir
  5. Pura Hipocrisia!! A mesma coisa foi quando começou a palhaçada das milícias! Todo mundo pensava que ia dar jeito, mas ficou essa bagunça! Todo mundo mantando todo mundo!

    Enfim, vamos ver onde essa palhaçada de UPP vai terminar!!

    ResponderExcluir
  6. see ja reparam os pm so quere area de COMANDO VERMELHO areas que nem tao em risco de guerra como o caso da providencia agora vila vintem fumace vila alianca e ate porq nao comecar porq 1 ocupacao no vidigal pa depois subi na rocinha o sao carlos tambem que ada ta formando la 1 base mineira zinco querosene e coroa tudo da ada e policia nada so deixa eles se fortalecer ne policia muitoo burro eespera que quando brotarem no ALEMAO O NA PENHA TOMEM MUITA BALA E VOLTEM DE RE

    ResponderExcluir
  7. Enquanto isso, no Tijuquistão...

    ResponderExcluir
  8. ehhehehe gostei desse nome tijuquistao policia devia a ocupa a casa branca e o cruz o borel e o salgueiro tao d boa la

    ResponderExcluir
  9. rapa essa porra de UPP e so fachada elitoral vcs lembram do caso do policial morto por traficantes em um baile na CDD... O trafico rola solto a policia msm adimite, o q muda e q as armas de grosso calibre ficam escondidas... mas continuam la afinal, td e um acordo pois se os bandidos começam a serem expulsos eles começam a migrar pra outras favelas mas nem todas podem abrigar tds eles e o unico lugar q sobra e o asfalto...

    ResponderExcluir
  10. OS TRAFICANTES ESTÃO LÁ NA PROVIDENCIA, FICAM SENTADOS NO MEIO DA ESCADARIA E ANDANDO DE MOTO O DIA TODO E A POLICIA NÃO FAZ NADA, TEM BOCA DE FUMO NA LADEIRA DO FARIA E BARROSO, FORA OS MOTO TÁXIS QUE ESTÃO LÁ, SÃO TODOS TRAFICANTES E LADRÕES DE SAIDINHAS DE BANCO, POLICIA VAMOS ATUAR.

    ResponderExcluir