terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Leitores na bronca com a transmissão do Carnaval

Ao ler há pouco reportagem sobre a premiação do Estandarte de Ouro no site do jornal O Globo, fiquei impressionado com a quantidade de comentários sobre a transmissão do Carnaval pela TV Globo. De cada 10 comentários dos leitores, 8 reclamavam e classificavam como "péssima" a transmissão.

Na condição de mero espectador do Carnaval pela TV, confesso que tive a mesma impressão. Quando a transmissão incomoda, é sinal de que algo não está legal.

Apresentadores
Em primeiro lugar, a Globo trocou os apresentadores. Saíram Maria Beltrão e Cléber Machado e entraram Glenda Kozlowski e Luís Roberto. Entre os estreantes, faltou a sintonia dos mais experientes. Como um estranho no ninho, Glenda fazia comentários que, não raro, eram ignorados por Luís Roberto, que deveria 'bater uma bola', como dizem. A informalidade natural de Maria Beltrão fez falta.

Fora Chico Pinheiro
A presença de Chico Pinheiro também desagradou. Identificado demais com São Paulo, forçou muito a barra. O apresentador da 'esquina do samba' parecia ainda estar meio mamado e deu uma de sem noção.

Comentaristas
Entre os comentaristas, ponto alto apenas para Aroldo Costa, que realmente entende de Carnaval. Ainda assim, deveria fazer um curso para aprender a falar em televisão, já que é muito difícil compreender o que o pesquisador diz. Os demais, falando o que o espectador já sabe ou é capaz de perceber, foram desnecessários.

Reportagens durante o desfile
Outro ponto inexplicável foi a exibição de um reportagem com cara de documentário sobre cada escola logo no início dos desfiles. O espectador louco pra ver a escola passar, foi obrigado a engolir um material que poderia muito bem ser transmitido entre um desfile e outro, nos intervalos. Ainda assim, prefiro ver a concentração e a dispersão.

Edição de imagens
O reponsável pela edição das imagens também mandou mal. Não raro os apresentadores pediam para mostrar um detalhe e eram ignorados. Quando aparecia um carro do Paulo Barros e que todo mundo estava doido pra ver a coreografia, a imagem era cortada antes do fim, o que também aconteceu com as comissões de frente e alegorias.

Enfim, estes foram alguns pontos que considerei ruins na transmissão da TV Globo este ano. A julgar pela quantidade de comentários no site de O Globo, não fui o único...

7 comentários:

  1. Rapaz, perfeito isso... Foi um desastre, e não foi só nesse ano, ano passado foi ruim também. A evolução foi evidente, se 2009 foi ruim, 2010 foi LAMENTÁVEL! Assino embaixo de tudo o que foi escrito e também queria saber em que canal posso me juntar aos críticos da globo.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Que saudade da Tv Manchete!!!

    ResponderExcluir
  3. Enquanto a globo comandar o carnaval do Rio, será sempre isso aí, eles querem vender o DVD,eles querem o melhor horário pra tudo, conseguiram acabar com os contraventores no carnaval para fazerem o que querem e a cada ano diminuem o número de escolas a desfilarem no grupo especial por puro interesse próprio. Uma só rede de TV transmitindo um evento de tão grande espectativa só poderia dar no que vem dando, isso mostra o quanto eles são falsos em pregarem a democracia neste País.
    R I D Í C U L O

    ResponderExcluir
  4. O camarada que gosta muito de carnaval mas não consegue ir pra Sapucaí por falta de grana - já que os preços dos melhores lugares são salgados, ou seja, é só pra turistada, e os dos setores populares esgotam-se rapidamente - quer ver outro tipo de transmissão dos desfiles na TV, não essa mer...cadoria que temos atualmente. O cara que curte as escolas quer ver o intérprete dando aquele grito de guerra que faz o setor 1 vibrar, antes de começar a cantar o samba, o chamado "esquenta da bateria"...mas a emissora que monopoliza a transmissão simplesmente ignora esse momento tão emocionante do início de um desfile...entre outros deslizes que o Bastos já tascou aí no texto com muita propriedade. É lamentável, eu diria...

    ResponderExcluir
  5. A transmissão do Carnaval Rio 2010 pela Globo foi HORRIVEL!! Queremos ouvir o samba, saber mais do enredo, detalhes dos carros, alas e fantasias, nomes dos destaques, sentir a emoção da escola. Ao invés disso, apresentadores chatos e despreparados, essa inacreditavelmente ruim "Esquina do Samba", repórteres com conversas nada a ver nas arquibancadas e aqueles irritantes SMS rolando no video. Muitas alas sequer tiveram seus nomes apresentados, quanto mais falar da fantasia ... Um vexame! Decepcionante!

    ResponderExcluir
  6. cala a boca glenda bostovicks,meu deus nao da p guentar ela grita como uma loca tao pensando que somos idiotas,globo querem controlar o carnaval.antes era maravilhoso,agora o diretor de imagem ,mandem embora nao serve,socorro quero ver as escolas,calem as bocas glenda eos idiotas k nao entendem nada de carnaval,voltem p esportes com esta voz estridente glenda

    ResponderExcluir
  7. a trasmissaodo carnaval de 2011.esta sendo horrivel,por favor alguem salvem nos d glenda gritovicks esta mulher ´e insuportavel,eo diretor de imagem acho que era o faxineiro,

    ResponderExcluir