sábado, 9 de maio de 2009

No início do Brasileirão, chapa está pra lá de quente na Libertadores e Copa do Brasil

Começa este final de semana o Campeonato Brasileiro de 2009, justamente quando a Libertadores e a Copa do Brasil começaram a esquentar. O torneio sul-americano abriu esta semana sua fase de mata-matas, com um dos confrontos entre dois times brasileiros (o Palmeiras bateu o Sport por 1 a 0 no primeiro jogo). E a Copa do Brasil definiu seus confrontos nas quartas-de-final, sendo dois deles grandes clássicos do futebol nacional: Flamengo x Internacional e Corinthians x Fluminense.

Com estas duas competições pegando fogo, há a possibilidade de os prognósticos iniciais que apontavam favoritos antes mesmo de a bola rolar possam não se confirmar, pelo menos nas próximas semanas. Isto porque, certamente, nas primeiras rodadas do Brasileirão, os clubes não deverão priorizá-lo.

O Internacional é apontado como o melhor time do país na atualidade e favorito ao título brasileiro. Entretanto, é bem natural que o clube gaúcho poupe jogadores nas primeiras rodadas por conta dos jogos contra o Flamengo. A mesma situação deve ocorrer em relação a São Paulo, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras, também no rol dos favoritos, e que miram a Libertadores. E o Corinthians, será que guardará Ronaldo somente para a Copa do Brasil?

Outros times podem tirar proveito
Essa condição inicial pode facilitar a vida, por exemplo, de alguns times que só disputam o Brasileiro. É o caso de Santos, Botafogo e Atlético-MG, por exemplo, que perderam as finais dos seus respectivos estaduais e ainda foram eliminados precocemente da Copa do Brasil. Os três não estão entre os principais candidatos ao título, mas podem levar uma certa vantagem no início do campeonato.

O curioso neste Brasileirão de pontos corridos é que, nos últimos anos, tivemos alguns cavalos paraguaios que deram um gás no início e, depois, caíram pelas tabelas. O Flamengo liderou várias rodadas até pratiamente a metade da competição no ano passado e acabou em 5º lugar. O Botafogo também ficou na ponta durante quase todo primeiro turno em 2007 e acabou o campeonato fora do grupo da Libertadores. Boa sorte a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário