sábado, 25 de abril de 2009

Traficante é morto dentro da cadeia, mas corpo só é descoberto 48 horas depois

Por Marcelo Bastos

A gente tenta, tem boa vontade e até elogia quando a Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) merece, mas parece que os caras se esforçam para vacilar. Terça-feira, o corpo do traficante Márcio Silva Macedo, o Gigante, do Jacarezinho, foi encontrado dentro de uma lixeira, próximo à cantina da penitenciaria Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, mas que eu ainda prefiro chamar de Bangu.

Conforme o Temos Isso? antecipou (http://temosisso.blogspot.com/2009/04/assim-como-facao-e-matematico-outros.html), Gigante estava prestes a ser beneficiado pelo regime semi-aberto, o que para ele representaria a liberdade, já que não retornar à cadeia é praticamente uma regra na facção Comando Vermelho. A informação sobre a morte do traficante só vazou na quarta, mas a morte dele se deu ainda no domingo e a Seap só percebeu na terça, quando o cadáver deve ter começado a 'cheirar'.

Não defendo o criminoso, acusado de participar da morte de Denir Leandro da Silva, o Dênis da Rocinha, mas, uma vez que ele está sob custódia do estado, é preciso que o estado zele por sua integridade física. Sabemos que a Seap se esforça e até separa os presos por facções para evitar massacres, mas dissidências internas também acontecem e é preciso estar atento. Como pode um preso ser morto e seu corpo ser colocado dentro de uma lixeira e ninguém tomar conheimento?

Ordem partiu de Catanduvas
A polícia suspeita que a ordem para matar o traficante tenha partido de dentro do presídio Federal de Catanduvas (PR), onde estão presos 10 lideranças da facção. Gigante pretendia retormar o controle da venda de drogas no Jacarezinho, que havia perdido após desentendimento com o traficante Marcus Vinícius da Silva, o Lambari, que está em Catanduvas. Se a ordem para a morte de Gigante realmente partiu de lá, é mais uma prova de que esse papo de Segurança Máxima é conversa pra boi dormir. Enquanto parentes e principalmente advogados 'pombos-correio' continuarem a ter acesso a esses criminosos, eles vão continuar a dar as cartas, mesmo por trás das grades.

9 comentários:

  1. Eu acho que vcs jornalistas deveriam fazer uma matéria dentro dos presídios, pra saber a realidade que não é contada aqui fora.
    Nem tudo é divulgado para a imprensa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que a cobertura jornalística deveria olhar mais para o que acontece dentro das cadeias. So aqui no blog, já dediquei alguns textos sobre a situação das cadeias e problemas pelos quais passam a Seap. Mas realmente o sistema é fechado é dificulda uma cobertura mais profunda.

    ResponderExcluir
  3. eu moro no Morro Jacarezinho e acho que essa repotagem não falou quase nada ... Lambari é muito importante e se vocês acham que ele não irá voltar pra cá vocês estam muito enganados ... ele irá voltar e vai acabar com vocês pm's

    ResponderExcluir
  4. qem sabe é nos do jacaré . qnd o patrao sai vai morrer policia .

    ResponderExcluir
  5. naõ adianta vai voltar pra morrer ou pra rodar por que esse e o fim de todo cú vermelho

    ResponderExcluir
  6. e só vcs verem todos que sairão e voltarão com tuchinha e ate aquele bandido paspalhão assustador de criancinha o cobra da barreira do vasco

    ResponderExcluir
  7. DESCANSE EM PAZ, E Q DEUS TENHA MISERICORDIA DELE

    ResponderExcluir
  8. porra e conhecia esse gigante moooooo covarde foi tarde

    ResponderExcluir
  9. gostaria ,q os jornalista ,,realmente parace d hipocrisia ,e fizesse uma reportagem ,dizendo realmente q o comando vermelho ,principalmente o complexo da penha e do alemão ,exculacharam a policia do rio ,,realmente o comando vermelho mostrou q no rio a policia é fraca ,,q o crime do cv ,,é mas forte ,,pois se nã fosse as força armadas ,marinha exercito ,,eles nunca entrariam no morro ,,agora colocam q apolicia venceu a guerra ,,hipocritas ,,,,,policia nada ,,,falo novamente ,,forças armadas,,ganhou a guerra ,,policia do rio foi na sombra ,,nã estou fechando com ninguem apaenas nã sou hipocritas como jornalistas polias ,e a maioria da sociedade q estão batendo palma pra uma policia q nã ganhou nada ,,teve q pedir reforço ,do exercito ,,q sozinhos ,,a mas d 2 anos eles nã entrvam lá no complexo ,,parabens sim pro cv ,,q mostram q são d raça ,,

    ResponderExcluir