quarta-feira, 8 de abril de 2009

Organizações Tabajaras lançam moto de carga


Por Marcelo Bastos
Foto: Paulo Araújo

Trabalhar em cadernos de automóveis requer muita criatividade, já que as pautas são praticamente as mesmas. Lançamentos de super máquinas, testes de veículos e serviços para os motoristas, basicamente. Mais criativo, no entanto, são algumas pessoas capazes de criar veículos como este da fato acima, que flagramos na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Seria uma espécie de 'moto-picape', que podemos apelidar de 'Tosca' 125.

Para subir com materiais de construção e compras para as casas da parte alta da favela, um morador aproveitou parte e uma moto Suzuki 125 cc e criou um veículo de quatro todas e com tração traseira. Até um diferencial, parte que leva a força do motor para as rodas traseiras, como veículos pesados e o antigo Chevette, foi improvisado. Os freios também foram instalados na parte traseira do veículo, que não tem banco, mas um grande espaço para carga, cujo assoalho foi feito com três tábuas que sobraram de uma obra.

É lenta mas tem força
A 'Tosca' 125 só tem força, nada de velocidade, segundo um de seus inventores. Ela demora mais de 15 minutos para subir essa ladeira que deve ter só uns 100 metros", conta o rapaz, desanimado porque o veículo estava com problemas no dia em que estivemos na comunidade. O motor foi colocado na transversal e o câmbio também teve de ser adaptado. É mais um exemplo do bom jeitinho brasileiro, que tem servido para ajudar o pessoal da parte alta da Ladeira dos Tabajaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário