sexta-feira, 17 de abril de 2009

Assim como Facão e Matemático, outros chefões do tráfico podem voltar às ruas a qualquer hora

Por Marcelo Bastos

A saída de Facão e de Matemático da cadeia irritou não somente a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), como as polícias civil e militar, que agora vão precisar reiniciar um trabalho de investigação e captura desses dois líderes do Terceiro Comando Puro (TCP). Na Seap, então, o clima é total apreensão, já que outros chefões do tráfico no Rio estão para migrar para o regime semi-aberto a qualquer momento, conseguindo assim deixar a cadeira pela porta da frente. Confira abaixo a lista que preocupa:

1- Adlas Ferreira, vulgo Adão de Vigário
2- Patrick Salgado Souza Martins, o Patrick, do Vidigal
3- Marcelo Bastos Fernandes (quase um xará), o Ratinho, da Providência
4- Claudio Orlando do Nascimento, o Ratinho que participou da morte de Tim Lopes
5- Alexander Mendes da Silva, o Polegar, da Mangueira
6- Márcio Silva de Macedo, o Gigante, do Jacarezinho, que participou da morte de Dênis da Rocinha, em 2001, dentro da penitenciária Bangu 1.

Todos os bandidos citados acima estão presos na Penitenciária Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, em Bangu, e são integrantes da facção Comando Vermelho (CV). Eles esão sendo monitorados de perto pela Seap, pois estariam para ser beneficiados a qualquer momento, ganhando as ruas e promovendo o terror novamente. A Seap informa as polícias sobre essa movimentação nas cadeias, mas pouco pode fazer porque o benefício está previsto em Lei.

Exemplos de figurões que saíram e não voltaram
Ou alguém acredita que lideranças como essas saiam para trabalhar ou visitar a família e retornem para a cadeia para dormir? A seguir, a lista de alguns criminosos importantes que foram contemplados com benefícios da Lei e que não retornaram para a prisão. Alguns foram recapturados mais tarde e outros foram mortos.

1- Marcio Aurélio Martinez Martelo, o Bolado, chefe do tráfico no Morro da Fallet, em Santa Teresa - evadido em 09/10/07 e recapturado em 09/11/2008;
2- Luiz Claudio da Rocha Mero, o Berola, chefe dos Morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo - evadido desde 06/01/09;
3- Robson Roque da Cunha, o Robson Caveirinha, morto pela polícia em Vigário Geral, em março de 2007 - evadido em 22/01/07 pelo benefício de visita ao lar;
4- Willian da Silva Lima, o Willian Professor, um dos fundadores do CV - evadido desde 14/05/06;
5- Fábio Pinto dos Santos, o Fabinho do São João - evadido em 10/01/08 e recapturado em 08/01/2009;
6- Marcelo Soares de Medeiros, o Marcelo PQD - evadido em 18/01/07 e recapturado em 01/06/2007, tentando invadir com um grupo armado as bocas de fumo do morro do Dendê na Ilha do governador.

Há ainda nomes de peso, como Eduíno Eustáquio de Oliveria, o Dudu da Rocinha. Mas a lista serve apenas para se ter uma idéia de como esses benefícios botam na rua figuras que deveriam cumprir suas penas integralmente, pelo seu alto grau de periculosidade.

8 comentários:

  1. absurdo !! Por isso que a segurança no rio de janeiro nuca ira mudar... traficantes que cometem atrocidades ficam 20 anos na cadeia e ja voltam as ruas... Quem acredita que esses criminosos agora são bonzinhos devem acreditar em papai noel tbm !

    ResponderExcluir
  2. A lei foi criada para ser usada!
    É um direito deles voltarem pras ruas. E eles não são uma ameaça à segurança pública, e sim uma ameaça as autoridades da mesma que massacram os pobres. Eles lutam por PAZ, JUSTIÇA e LIBERDADE. e Tentam entrar nos lugares abandonados pelo governo.

    e contamos com a saída de alguns deles parar acabar com a bagunça q se encontra o Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  3. a lei foi feita para ser cumprida,se ela é falha isso é um probema da justiça..

    todo ser humano mereçe uma segunda chançe...

    ResponderExcluir
  4. eu acho quem deveria estar preso era o jose sarnei ,fernando collor,paulo maluf e mais uma duzia de politico sujo......

    ResponderExcluir
  5. o sumuca do Pinheiro tbm vai voltar
    sem contar do mano café do andaraí
    a.d.a

    ResponderExcluir
  6. acho que está mais do que provado,que o patrick não tem mais nenhuma relação com o trafico de drogas,já que ele perdeu o controlhe das bocas de fumo do morro do vidigal,conheço a familia dele,que vem passando por dificuldades,e contam com a ajuda de parentes.
    e se ele tem direito de sair,a lei tem que ser cumprida!só assim ele podera trabalhar para ajudar a mulher e os seus 8 filhos!!

    ResponderExcluir
  7. Vivaaaaaaaa ao mano bolado do morro do fallet e da providência.

    ResponderExcluir
  8. porra nenhum coméntario que preste...é a barreira do vasco porra.

    ResponderExcluir