domingo, 8 de março de 2009

Após a crise, secretário pode cair

Por Marcelo Bastos
Foto: Seap

Em todos os setores da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) não se fala em outra coisa. O secretário César Rubens Monteiro de Carvalho (foto) está para cair. O motivo ainda é mantido em sigilo, mas 'Cara de Kombi', como César Rubens é conhecido entre os agentes penitenciários, já teria até substituto definido: o oficial da Polícia Militar Hugo Freire de Vasconcellos Filho, que a essa altura do campeonato já deve ser tenente-coronel ou coronel. Até o ano passado, Hugo Freire era o secretário de Segurança da cidade de Teresópolis, na Região Serrana.

Para quem não se lembra, Hugo Freire foi diretor-geral do antigo Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) no governo de Benedita da Silva, em 2002. O então major assumiu em setembro o cargo no lugar de Edison Oliveira Rocha Júnior, exonerado sob alegação de "reorganização estrutural do Desipe", à época subordinado à secretaria de Segurança Pública. A volta deste militar para o sistema penitenciário seria fruto de uma articulação do ex-dono da pasta, Astério Pereira dos Santos, ainda influente na casa.

Estranho é imaginar um motivo mais grave do que a crise pela qual a Seap passou no fim do ano passado, com o assassinato do diretor de Bangu 3, tenente-coronel José Roberto do Amaral Lourenço, e a fuga de Ricardo Teixeira Cruz, o Batman, pela porta da frente de Bangu 8. A morte de Lourenço foi cercada de polêmica porque a Seap não tinha carro blindado, arma e nem escolta para o diretor de uma das unidades mais perigosas do Brasil. Já a fuga de Batman revelou uma série de falhas na segurança do sistema penitenciário. E apesar de tudo isso, César Rubens resistiu bravamente. É esperar pra ver...

Obs.: Se você observar o rosto de César Rubens de perfil, vai entender o apelido 'cara de kombi'.

13 comentários:

  1. Ops, já teve servidor transferido de Bangu para Magé só por chamá-lo pela alcunha em uma instrução do SOE/GSE...

    ResponderExcluir
  2. Só porque um dos instruendos tinha o rosto idêntico ao do coronel que é cópia fiel do veículo fabricado pela alemã VW, um dos instrutores determinou que toda vez que o aluno fosse acionado, ele teria que responder "bibi...bibi", o coitado do instrutor foi transferido para Magé...que falta de senso de humor...

    ResponderExcluir
  3. Parece que a parceria entre Kombi e McLaren, mesmo não se tratando de automobilismo está dando samba e pode dar sobrevida ao ferro velho...

    ResponderExcluir
  4. Atentai vós todos que tenham ouvidos para ouvir! Se é que toda ação provoca uma reação, inversamente proporcional às forças integrantes de determinado sistema, em breve o que é característica de certo modelo passará a ostentar avaria côncava/convexa, dependendo do ângulo do observador do fenômeno! Eis que a nuvem predadora de gafanhotos será recolhida nas valas e sobre ela será derramado betume e lançado fogo, de modo que crepitem e assinalem o fim da errática empreitada! Choro e ranger de dentes serão os únicos sons audíveis naquela hora. Ouçam, mas não se desesperem, pois a cavalaria foi chamada e, quando avistada, milhares de mãos serão levantadas e vozes bradarão a saudação: bem-vindos os que chegam, pois com eles chegam os novos tempos!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários, que nos fazem dar algumas risadas, mas também pensar sobre o futuro da Seap, ainda incerto. Por enquanto, a saída de César Rubens está apenas na esfera da boataria, mas como dizia a minha avó: onde há fumaça....

    ResponderExcluir
  6. dia 06 de abril e o Cel. Cesar não caiu, bando de babacas.

    ResponderExcluir
  7. Utopia ou Realidade?

    Os servidores da SEAP aguardam novos tempos, novos ventos, ventos de esperança. QUANDO SERÁ QUE A SEAP SERÁ GERIDA POR UM INSPETOR DE ADMINISTRAÇÃO E SEGURANÇA PENITENCIÁRIA?
    Há na instituião profissionais competentes para esta empreitada (com nível superior, pós graduação e outras especializações em diversas áreas humanísticas).
    O que falta?
    Governador eles acreditam no Senhor, acredite neles também.

    ResponderExcluir
  8. O Cel. Cesar Rubens não é um mau Secretário, mais infelizmente está cercado de um bando de incompetentes marionetes, claro que para ele (Secretario) é bom ter alguém para poder manipular.

    ResponderExcluir
  9. Enquanto esta secretaria andar com as pernas da Polícia Militar, seremos mal tratados e desconsiderados por todos. Temos servidores qualificados e competentes para assumir esta pasta, mas a tal da politicagem que gera sacanagem, ainda impera. Tudo para o PRESO e Nada para o Inspetor. Armas??? Viatura?? Rádios de comunicação??? DOCE ILUSÃO NA SEAP

    ResponderExcluir
  10. Bom, acho que o Secretário de Administração Penitenciária teria somente que acreditar mais nos Inspetores e não somente “no Inspetor”, aquele que guarda um grande segredo entre os dois, se a ordem do Secretario massacrar o Inspetor ele está conseguindo, você hoje vê em unidades com mais de 600 presos uma turma de cinco a seis Inspetores trabalhando, na minha por exemplo existem mais de 700 (setecentos) presos e somos somente seis Inspetores trabalhando, é claro que durante o dia útil temos mais pessoas contando com aqueles que ao invés de estarem nas turmas estão nas “boquinhas”, mais a noite e nos finais de semana somente nós seis fazemos todo o trabalho e ainda temos que ser responsabilizados de colocar para dentro da cadeia, telefones celulares, armas, drogas, cachaças, etc... Mais os PM´s que trabalham nas muralhas, esses nunca são corrompidos, não é mesmo?
    Secretario, Cuidado nem sempre quem está ao nosso lado é nosso amigo, Judas esteve o tempo todo ao lado de Cristo, e ainda o traiu com um beijo.

    ResponderExcluir
  11. hj o quente é fortalecer o comando vermelho, olha so o Marcos Lips,Subsecretario de Tratamento Penitenciario o acordão que ele fez com os bandidos de Bangu 3, televisão de LCd e brinquedinhos de primeira linha ,valeram um presentão!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. GOSTARIA MUITO QUE CÉSAR RUBENS NÃO FOSSE MAIS O SECRETÁRIO DA SEAP. COMO ALGUÉM QUE CONDENA INOCENTES, PODE CUIDAR DE DETENTOS. COMO ALGUÉM QUE DISCRIMINA PESSOAS POR UMA SIMPLES NOTÍCIA FALSA DE JORNAL, PODE TRATAR DA RESSOCILAIZAÇÃO DE DETENTOS. É HORA DO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL ACORDAR.

    ResponderExcluir
  13. a seap gerida pela pm e uma ofensa aos agentes que sempre honram o estado com bons servicos prestados. e lamentavel o comando nao ser dos agentes, ate e aceitavel, qualquer indicacao do governo , menos pm.

    ResponderExcluir